segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Atividade 03

Atividade - 03

De acordo com a fala do professor Doutor Ladislau Dowbor sobre educação e tecnologia, onde ele diz que a necessidade de conhecimento esta aumentando  a quantidade de informações se tornpo imensa, gerando uma grand edemanda por profissionais que são obrigados a qualificar-se, fazendo com que a escola acompanhe esse avanço de forma direcionada e não çlecionadora, trabalhando metodos mais centrados nesse processo de aprendizagem tendo a interação entre a educação e trabalho.
A escola deve ser menos lecionadora e mais articuladora em relação as mudanças que estão surgindo, pois o conhecimento esta multiplicando a cada dia e a escola   tem que esta pronta para estas mudanças não estando preocupada somente com o curriculo mas com toda proposta, e a metodologia tem que ser o centro de processo de mudança pois a missão de ensinar nunca foi facil, depois de tantos avanços tecnologicos e as crescente exigencia sociais e da competitividade do mercado de trabalho.
temos que refletir sobre nossas praticas pedagogicas centrando em facilitar a aprendizagem de nossos alunos evitando metodologias que os levem ao fracasso escolar e o atrazo na evolução social e tecnologicas, por que nós professores somos obrigados a qualificar e se especializar cada vez mais nas novas tecnologias digitais que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas, porque esses estudantes ja chegam com o pensamento estrutyurado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias.

                                                    Josely Aguiar


Atividade_5   Josely

Programa: Portal do Professor.
Área de conhecimento: Matemática (formas geométricas)
Após analisar os artigos sugeridos notamos que, esse especialista reflete sobre as questões solicitadas e envia sua opinião, ou material, na
forma de textos e exemplos de atividades que poderão auxiliar o aprendiz a resolver seus problemas.


Observando o exemplo da aula: trabalhando com formas geométricas foi possível analisar os Dados da Aula; O que o aluno poderá aprender com esta aula.
* Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.
*Reconhecer as formas geométricas identificadas nos diferentes espaços, inclusive nas obras de arte.
*Identificar formas geométricas presentes na obras da pintora Tarsila do Amaral, assim como conhecer um pouco da vida e obra da pintora.
*Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.
Duração das atividades 4horas/aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar imagens tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar formas geométricas e suas características, caso existam algumas dificuldades as mesmas poderão ser sanadas antes da atividade sem que as mesmas venham prejudicar o desempenho do aluno.
Estratégias e recursos da aula
Passado esse primeiro momento de familiarização da proposta, oriente os alunos a passarem por todas as páginas da WebQuest, lendo todas elas e respondendo as perguntas que lhe são feitas.

A
s respostas dessas perguntas podem ser feitas em um editor de texto ou no próprio caderno, respeitando as limitações tecnológicas dos alunos envolvidos. Na página do processo desta WebQuest a autora define que as repostas estejam compreendidas em um editor de texto, mas caso não seja possível o professor deve intervir e orientar os alunos para essa diferenciação da atividade.
Essa breve análise sobre as questões técnicas e pedagógicas da informática na educação mostra que os
grandes desafios dessa área estão na combinação do técnico com o pedagógico e,essencialmente, na formação
do professor para que ele saiba orientar e desafiar o aluno para que a atividade computacional contribua para a
aquisição de novos conhecimentos.


Nesse sentido, o desafio dessa formação é enorme. Ela deve ser pensada na forma de uma espiral crescente
de aprendizagem, permitindo ao educador adquirir simultaneamente habilidades e competências técnicas e pedagógicas. No entanto, a preparação desse professor é fundamental para que a educação dê o salto de qualidade
e deixe de ser baseada na transmissão da informação para incorporar também aspectos da construção do conhecimento pelo aluno


Gisele Scopel, Leonice Aparecida, Iracilene, Josely, Maria de Fatima

Nenhum comentário:

Postar um comentário